Social Media Icons

Pesquisar

Dicas de conteúdo cristão

Conteúdo cristão confiável e de qualidade nem sempre é algo fácil de se encontrar nos dias de hoje. A verdade é que de charlatões, lobos em peles de cordeiro e hereges o cristianismo está cheio. Sem grandes surpresas até aqui, pois o próprio Cristo nos alertou sobre isso (Mat. 24:4). Não é raro nos deparamos com conteúdos rasos, sem fundamentação bíblica sólida (ou at all) e cheios de filosofias mundanas. Foi pensando nisso que escrevi esse post: para compartilhar ministérios (aplicativos, podcasts, blogs e canais no youtube) que muito têm contribuído para o meu crescimento espiritual e que, por isso, penso que podem ser úteis a quem interessar. 

Reconheço, contudo, que a maioria das minhas indicações é em inglês, o que inviabiliza o acesso de alguns dos leitores deste blog. No entanto, fiz um esforço para indicar alternativas sempre que possível. Espero de todo coração que essas indicações sejam úteis. 

  • Zac Poonen
Começando pelo meu favorito de todos os tempos, o Bro. Zac é um senhorzinho indiano que fundou uma igreja em Bangalore, na Índia, chamada Christian Fellowship Church (CFC). Posso dizer sem exageros que esse homem mudou minha vida e minha perspetiva sobre o cristianismo e sobre o que significa ser filha de Deus. Um homem de palavras afiadas e todas elas, sem exceção, fundamentadas na bíblia, a quem creio poder dizer que foi entregue grande discernimento e revelação da parte do Espírito de Deus. Para mim, assistir as pregações dele ou ler qualquer de seus artigos ou livros é sempre desafiador e sempre uma bênção.

Existem centenas de vídeos dele disponíveis na internet. Todas as pregações são em inglês, mas é possível encontrar alguns vídeos legendados em português. Ele tem também algumas séries com tópicos específicos, a exemplo da série de 80 capítulos chamada All that Jesus taught (tudo que Jesus ensinou). Todos os livros dele e de sua esposa, com poucas exceções, estão disponíveis gratuitamente na página da CFC e muitos foram traduzidos para o português. Existe também uma palavra semanal que ele envia por email (também em inglês) que é sempre uma benção para mim. Na página da CFC tem bastante material disponível em português.

  • The Bible Project (youtube e app)
Também um dos meus favoritos, o The Bible Project é um projeto crowd-funded e sem fins lucrativos de altíssima qualidade que tem a missão de "ajudar pessoas a experienciar a bíblia como uma história unificada que leva a Jesus", e é exatamente isso o que eles fazem. Eles produzem animações (já disse que são de altíssima qualidade?) sobre temas específicos da bíblia, suas palavras, seus estilos literários e, um dos meus favoritos, sobre os livros da bíblia, velho e novo testamento, dentre outros. Em todos esses vídeos, eles conseguem mostrar como de fato toda a bíblia aponta para Jesus. 

Os vídeos são todos em inglês, mas em (quase) todos é possível ativar legendas em português. Eles também tem um App para ajudar na leitura da bíblia, mas é todo em inglês.

  • YouVersion (app)
É o meu aplicativo favorito para leitura da bíblia, pois possui funções bastante úteis e interessantes, planos de leitura e diversas versões da bíblia em muitos (muitos!) idiomas. A depender da versão da bíblia que estiver usando, ele possui referências de versículos correlatos e, em alguns casos, explicações breves sobre determinados termos, o que me ajuda bastante nos meus estudos. Ele também permite fazer marcações com cores sobre o texto, além de comparar um ou mais versículos em diferentes versões e em diferentes idiomas (essa última é, para mim, sua melhor funcionalidade). Ele também tem umas frases diárias com imagens fofinhas que eu amo. É possível ainda fazer uso dele pelo navegador.

  • DesiringGod (site)
É o ministério do pastor John Piper, que prega que "Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nEle". Gosto bastante da página do DesiringGod e até recebo a newsletter diária deles, pois contém diversos artigos de autores diversos sobre temas diversos. A página tem também podcasts e livros (muitos dos quais são gratuitos) para baixar. Dentre os meus autores favoritos estão a Vaneetha Rendall Risner, escritora do blog Dance in the Rain, cuja história de vida eu muito admiro, o Marshall Segal que, dentre outros tópicos, fala bastante sobre relacionamentos e solteirice, e o Jon Bloom com artigos sobre temas diversos, mas que sempre me desafiam em minha fé.

Detalhe que nem eu mesma sabia: a página contém alguns artigos em português \o/.

  • Setapargirl (podcasts)
O Setapartgirl é um ministério para mulheres fundado pela Leslie Ludy, uma mulher que eu admiro imensamente e que sempre, sempre me encoraja em minha caminhada com Cristo. Ela defende que "uma mulher só pode encontrar a verdadeira beleza, a verdadeira realização e o verdadeiro propósito quando entrega sua vida ao único Rei verdadeiro". Já li alguns dos livros dela e de seu marido Eric Ludy e sou encantada pelo trabalho deles. Dentre os diversos conteúdos que o site dispõe, gostaria de recomendar especialmente os podcasts em que a Leslie traz diversos assuntos e dicas com fundamentação bíblica para encorajamento de mulheres. Embora os podcasts e todo o site estejam em inglês, é possível encontrar alguns dos livros deles em português.

  • GirlDefined
Mais um ministério para mulheres, dessa vez criado por duas irmãs, Kristen e Bethany. Elas falam muito sobre feminilidade bíblica, relacionamento cristão e sexualidade. Acompanho elas há alguns anos e acho muito interessante suas histórias de vida. Elas produzem vídeos para o youtube semanalmente e escrevem um blog. Elas também escreveram 3 livros, sendo o mais recente o Sex, Purity, and the Longings of a Girl’s Heart, o qual eu comprei bem baratinho pelo iTunes, mas ainda não li. Infelizmente, todo o conteúdo está disponível apenas em inglês.

  • Emily Wilson
Ainda seguindo a linha de ministérios para mulheres, porém, dessa vez, com uma moça católica (!!!), a Emily Wilson, quem eu admiro e que muito minha inspira. Ela é escritora, viaja muito para falar em eventos e faz vídeos para o youtube onde busca encorajar, equipar e empoderar mulheres por meio da Palavra. Ela tem uma família linda e um belo testemunho de vida. Novamente, todo o conteúdo está em inglês. 

  • Fabiana Bertotti
Para não dizer que não falei das flores, quer dizer, de indicações nacionais, trago a minha queridinha Fabi Bertotti que além de cristã adventista, mãe, esposa de pastor, expatriada, (ex?) jornalista, escritora e com vários projetos paralelos, ainda faz vídeos para o youtube. Vídeos esses em que ela consegue tratar de temas atuais, muitas vezes polêmicos, com bom humor, racionalidade e perspectiva bíblica.

Comentários

Postar um comentário

Meus últimos pins