Social Media Icons

Pesquisar

Balanço dos 30 antes dos 30

Há quatro anos eu fiz uma lista de 30 coisas que eu gostaria de fazer antes de completar 30 anos. Minhas resoluções incluíram sonhos e planos para a vida pessoal, acadêmica e profissional e, no decorrer desses quatro anos, fui fazendo atualizações no próprio post sobre o andamento de cada item. Veja aqui a parte 1/3, 2/3 e 3/3 dessa lista.

Hoje, no auge dos meus 30 anos e com uma cabeça bem diferente daquela de quatro anos atrás, venho fazer um balanço das coisas que consegui e das que não consegui realizar, bem como daquelas que, por qualquer motivo, já não almejo mais.

1. Visitar o Canadá (NOPE)
Foi o primeiro item da minha lista, o que demonstra de cara qual era o meu maior desejo naquela época. Quem me acompanha há mais tempo deve lembrar que essa era quase uma obsessão para mim e hoje percebo o quanto aquilo me fazia infeliz. Na lista eu falo em "visitar", pois isso aconteceu logo depois de me tornar servidora pública, mas na realidade meu desejo sempre foi o de morar lá. Passado alguns anos, escrevi um post sobre como o Senhor começou a me libertar dessa prisão de viver no passado. Hoje posso dizer que vivo no presente e que consigo até imaginar um futuro diferente para mim.

A meta não foi alcançada e embora eu ainda deseje visitar o Canadá, essa certamente não é mais uma prioridade para mim.

2. Diversificar os pratos que peço nos meus restaurantes favoritos (DONE!)
Acho que posso dizer que essa meta foi alcançada. De lá para cá, experimentei muita coisa nova e atualmente ando até tendo uns desejos diferentes. A última foi ceviche. Tem até uma amiga que prometeu me levar para comer ceviche e até agora nada, né dona Vivi? (Lol).

3. Repaginar o meu guarda-roupas (DONE!)
Fiz e continuo fazendo porque eu valho muito. Hahaha.

4. Redecorar a minha casa (NOPE)
Ainda não e o motivo é que tenho esperado até que o item 11 aconteça.

5. Voltar a fazer fisioterapia (DONE!)
Voltei à fisioterapia há cerca de dois anos e, atualmente, realizo três seções por semana.

6. Fazer mestrado (DONE!)
Feito e com louvor.

7. Reavaliar meu círculo de amizades (DONE!)
Estava esses dias refletindo sobre a beleza do amadurecer. Sobre como hoje em dia eu consigo reconhecer mais facilmente aquilo que me faz bem e o que não faz e, do mesmo modo, as pessoas que faço questão de ter por perto e as que, apesar de ainda amar, prefiro me afastar. Considero que a meta foi concluída e, ao mesmo tempo, por sua própria natureza, está em eterno desenvolvimento.

8. Voltar a frequentar uma igreja (ON GOING)
Meu ponto fraco. Eu até tenho frequentado uma igreja, mas não sou membro por alguns motivos. Em resumo, estou ainda em busca de uma igreja para congregar.

9. Progredir na minha carreira (DONE!)
Tenho feito isso. O mestrado sobretudo deu um up na carreira e, antes disso, há uns três anos sou a responsável pelo meu (pequeno) setor. Apesar da situação nada favorável por parte do atual governo, avalio que tenho feito um bom trabalho dentro das possibilidades.

10. Fazer uma poupança (DONE!)
Feito também. Com muita disciplina, consigo poupar um pouquinho todo mês.

11. Comprar minha casa (NOPE)
Esse é um dos itens que mais desejei e me programei (vide o item 10) para que acontecesse, mas que ainda não foi da vontade de Deus que se realizasse. Nós (meu pai e eu) temos procurado muito por uma casa, mas ainda não chegou o momento.

12. Visitar Amsterdã (NOPE)
Objetivo não alcançado, embora o desejo de visitar a Holanda ficou ainda mais forte depois de conhecer a história de Corrie ten Boom, uma mulher cristã holandesa que escondeu judeus em sua casa durante a segunda guerra mundial. A casa dela está aberta para visitação em Haarlem, passeio esse que pretendo algum dia fazer. Também tenho um amigo lá que adoraria rever.

13. Aprender outro idioma (NOPE)
Nada. Até comentei no post anterior que estou em busca desse objetivo. Vamos ver se consigo começar a estudar um novo idioma ainda esse ano.

14. Aprender a domar minha personalidade (ON GOING)
Tal qual o item 7, creio que tenho progredido, mas também sei que esse é um processo contínuo e eterno, ao menos até o dia de Cristo. 

15. Comprar um carro acessível (NOPE)
Não rolou. Ainda quero fazer isso, mas somente depois de comprar minha casa.

16. Casar (NOPE)
Estou ainda à espera desse milagre. 

17. Cuidar mais de mim (ON GOING!)
Tenho trabalhado mais nisso, tanto física e emocionalmente, como também no âmbito espiritual. Já comentei antes que mudei bastante minha alimentação e que até consegui reduzir meu colesterol. Estou cuidando do cabelo e da pele, tentando criar uma rotina para essa última. Emocionante me vejo mais segura, mais confiante do futuro e de onde estou nesse momento. Em termos espirituais, farei mais sobre isso no item 24.

18. Não deixar que nada nem ninguém abale minha paz de espírito (ON GOING!)
Tenho aprendido a não me importar tanto com o que acham e dizem de mim. Tenho aprendido a me resguardar mais, a brigar menos e a ser mais generosa. Acho que a paz de espírito não depende das pessoas a meu redor, mas da minha devoção a Cristo.

19. Ler mais (ON GOING!)
Depois de concluir o mestrado tenho conseguido ler mais, sim. Nada de devorar livros, mas certamente bem mais do que eu li no período de 2015 a 1017.

20. Parar com o siricutico da tesoura (DONE!)
Depois de quase ficar careca, estou ansiando pelo dia em que terei cabelão de novo. Mas de quando essa lista foi escrita, eu consegui deixar o cabelo crescer bastante e só cortei em 2018.

21. Construir minha minibiblioteca (ON GOING)
Bem mini mesmo.


Tenho aumentado minha seleção de livros cristãos também, embora nem todos estejam na foto por motivos de: emprestei.

22. Morar fora (NOPE)
Algo que ainda quero fazer algum dia, mas que deixou de ser uma prioridade. Se algum dia acontecer, será pela vontade e propósito de Deus.

23. Fazer um curso de design gráfico (NOPE)
Não fiz e não desejo mais fazer.

24. Cultivar um relacionamento profundo com Deus (ON GOING)
Tenho feito e tem me feito um bem inigualável. É uma caminhada de entrega e rendição constante, de crer no que não consigo ver, de busca por humildade e mansidão, de arrependimento e perdão e, acima de tudo, de experienciar um amor que excede toda compreensão. Um amor que me cobre, que me cerca, que me guarda, que me guia, que me suporta, que me ensina. 

É o propósito da minha vida. 

25. Perder a preguiça de sair de casa (ON GOING)
Uma luta constante, mas gosto de pensar que estou tendo mais vitórias que derrotas neste quesito.

26. Sair de férias com a família (NOPE)
Nada. Essa minha família é só enrolação.

27. Viajar pela América Latina (NOPE)
Não deu ainda. Aliás, em termos de viagem, eu não avancei muito. Fiz alguns passeios nacionais e só. Mas creio que há um tempo para tudo e esse foi ou ainda tem sido o tempo de permanecer.

28. Desvirtualizar algumas amizades (ON GOING)
Conheci muita gente, sim! Inclusive gente da blogsfera e antigas amizades da época do MSN e Orkut.

29. Visitar NYC (NOPE)
Não rolou ainda, mas tenho estado mais e mais interessada em conhecer os EUA. Quem sabe um dia... 

30. Provar comidas exóticas de vários países (NOPE)
Hmmm... não. Provei muitas coisas novas, mas nada de exótico.

__________

Em resumo, avalio o meu desempenho no cumprimento desses objetivos como excelente e, mais importante que isso, percebo que os últimos quatro anos foram de aprendizados, de amadurecimento e crescimento pessoal, espiritual, acadêmico e profissional. Sou extremamente grata a Deus por todas as bênçãos que tenho recebido, pois não posso deixar de reconhecer que tudo procede dele.

"Nunca me deixes esquecer que tudo o que tenho, tudo o que sou e o que vier a ser vem de Ti, Senhor"

Comentários

  1. Parabens Paulinha! Acho que uma das partes legais dessa lista, além de ticar o que fez, olhar pro que (e por que) não fez, é perceber nossa evolução, nossa resiliência, ver como algumas prioridades mudam, e se sentir bem com isso. Que você siga trilhando um super caminho!

    ResponderExcluir
  2. nossa amei ...tanto que me animou a fazer a minha 50 coisas antes dos 50 ....

    ResponderExcluir
  3. Paulete <3 aqui é a Vanessa, da Alemanha.
    que saudade desse cantinho! Que saudade do meu blog, do teu blog, da blogosfera da época que eu blogava com você... Já tentei voltar várias vezes mas nao consigo, vai ficando só na memória mesmo...
    Mas enfim, eu também tenho uma lista de 30 coisas antes dos 30 mas nem sei onde ela foi parar. Para ser sincera eu acho que nem fiz 20% das coisas que coloquei ali. Muitas porque nao consegui, outras porque perdi o interesse e outras ainda porque esqueci mesmo. Tem coisas na vida que nao podemos controlar e tudo bem.

    Super beijo para você :*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meus últimos pins